Um Não que é um Sim


O primeiro passo em direção a Deus é sempre um passo para longe das mentiras do mundo. É uma renúncia das mentiras que ouvimos sobre nós mesmos, sobre nosso próximo e sobre Deus.

A palavra bíblica que descreve o “não” que dizemos às mentiras do mundo e o “sim” que dizemos à verdade de Deus é arrependimento. É sempre e em todo lugar a primeira palavra na vida cristã. João Batista pregando era: “Arrependam-se, por que está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4.17). Pedro, concluindo seu primeiro sermão: “Arrependam-se e sejam batizados!” (At 2.38). No Apocalipse a mensagem à sétima igreja é “seja zeloso e arrependa-se” (Ap 3.19).
Arrependimento não é uma emoção. Não é um sentir-se triste por seus pecados. É uma decisão! É a decisão de que você estava errado na suposição de que podia dirigir sua própria vida e ser seu próprio deus. É a decisão de que você estava errado ao pensar que tem ou poderia ter a forca e a inteligência para fazer tudo por si mesmo. É a decisão de assumir que você disse um monte de mentiras sobre si mesmo, sobre seu próximo e sobre o mundo. Arrependimento é a compreensão do que Deus requer de você. Arrependimento é uma decisão de seguir a Cristo e tornar-se seu discípulo.

Arrependimento é a mais prática de todas as palavras e o mais prático de todos os atos. É uma palavra “pé no chão”. Ela coloca a pessoa em contato com a realidade que Deus criou.

Sempre que dizemos não para um estilo de vida que temos usado há muito tempo, há dor! Mas quando o estilo de vida é de fato um "estilo de morte", quanto mais rápido o abandonarmos, melhor!

Um comentário:

  1. Engraçado, falei sobre a "atitude" arrependimento com minha mãe há uns dois dias. Falei para ela que arrepender-se é uma decisão. Por nós mesmo, é díficil nos sentir tristes. E que devemos sempre sermos zelosos e tomar a decisão de mudar e pedir a misericórdia de Deus sobre nossas vidas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir