Preparando-se Para a Morte



Algumas pessoas dizem que tem medo de morrer. Outras dizem que não. Mas, seja como for que pensemos, nossas preocupações sobre isso são bastante inúteis.

Em todo caso precisamos estar preparados. Não para como vamos morrer, mas para o simples fato da morte. Preparar-nos para a morte é a tarefa mais importante da vida.


Pelo menos, se acreditamos que a morte não é o fim, não é a dissolução total da nossa identidade, mas é a via pela qual a nossa verdadeira vida e a nossa verdadeira identidade serão reveladas.

A morte, como Jesus falou dela, é o momento em que a PLENA DERROTA e a PLENA VITÓRIA se encontram.

A cruz em que Jesus morreu é o sinal desta unidade da derrota e da vitória. Jesus fala da sua morte como o “ser levantado”; ser levantado na cruz e ser levantado na ressurreição.

Jesus quer que a nossa morte seja como a sua, uma morte em que o mundo nos elimina, mas Deus nos recebe em sua casa.

Como é que nos preparamos para a morte?

Vivendo cada dia na total consciência de sermos filhos e filhas de Deus, amados pelo seu amor, que é mais forte do que a morte.

Especular e se preocupar com os nossos últimos dias é inútil; ao contrário, podemos fazer de cada dia uma celebração dessa realidade: de que Deus nos ama e nos alcançou em Jesus Cristo para nos fazer seus filhos e filhas amados.

As dores da morte são dores de parto. Por elas, deixamos esse mundo, e nascemos para a plenitude dos filhos de Deus, para a realidade para a qual fomos criados.

João disse isso claramente: “Porque a vida se manifestou, e nós a vimos, dela damos testemunho e lhes anunciamos a Vida Eterna” (1 João 1.2).

A nossa vida é uma oportunidade curta para dizer “sim” ao amor de Deus, para que a nossa morte seja um autentico regresso para casa, para ser acolhido nesse amor.

Um comentário:

  1. A Tia Palmira Sales se preparou para o retorno para a casa do Pai, vivendo cada dia como sua filha amada e como uma expressão do amor de Deus a esse mundo.

    Que Deus abençoe e conforte a sua família e irmãos em Cristo que estão com saudades e que Um Dia vão se encontrar novamente.

    ResponderExcluir